terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SPERANZA


Em 8 de outubro de 1984, na cidade de Portland nos Estados Unidos, nascia uma menina que pra muitos veio a se tornar uma verdadeira esperança para a continuidade do jazz e da música de qualidade em geral, Speranza Spalding.
Após completar 4 anos de idade Speranza já apaixonada por música começou a dar os primeiros passos, um ano depois já se destacava com o violino em mãos, instrumento este que a mesma tocou até os 15 anos de idade, nesta mesma época já havia assumido o posto de primeira violinista de uma das orquestras locais, a 'The Chamber Music Society Of Oregon'.
Nesta mesma época ela começou a se apaixonar pelo instrumento que futuramente iria a consagrar, o baixo. Tocar música clássica já não era o bastante, e logo estaria tocando e cantando jazz, blues, funk e mais uma grande variedade de estilos nos bares locais.


Speranza conta "o engraçado era que eu era além de vocalista, a letrista da banda e nunca havia amado na vida, então escrevia letras sobre brinquedos e coisas de criança...ninguém entendia nada mas gostavam do som". Aos 16 anos foi selecionada para ganhar uma bolsa de estudos na Universidade Estadual de Portland, "eu era a mais nova e tocava baixo há 1 ano e meio, a maioria dos meus concorrentes tocavam há mais de 8 anos, eu não voava no instrumento, mas meu professor achou que eu tinha talento", diz Speranza.
Após mudança para costa oposta, começou uma caminhada de três anos de estudo intensivo na prestigiada Berklee, onde em 2005 se forma e se torna a instrutora mais nova da instituição aos 20 anos. E para completar recebeu neste mesmo ano uma bolsa de estudos da respeitada Boston Jazz Society.


Além do conhecimento, a Berklee segunda a própria artista, proporcionou a ela um ótimo networking com grandes músicos, tais como Michel Camilo, Dave Samuels, Stanley Clarke, Pat Metheny, Patti Austin,    Donald Harrison e Joe Lovano.
Seu primeiro passo como artista solo veio em 2008 com o lançamento mundial de 'SPERANZA', disco que veio a se tornar o disco mais vendido de um artista novo de jazz neste ano. Estampando capas de jornais, revistas e periódicos pelo mundo todo, a baixista acumulou enormes elogios e grandes prêmios. Logo ela foi direto ao topo da billboard na categoria jazz contemporâneo, onde permaneceu por mais de 70 semanas, se apresentando em locais e eventos históricos que vão desde a casa branca até mesmo a festa de entrega do prêmio nobel da paz.


Em agosto de 2010, Speranza lança mais um disco de sucesso - Chamber Music Society. Em turnê com este trabalho, ela excursionou pelos Estados Unidos, Europa, Japão e Africa do Sul, em fevereiro de 2011 foi prêmiada com o prêmio mais cobiçado da industria da música, o Grammy na categoria melhor novo artista (Best New Artist).


Para mais de Speranza acesse: http://www.esperanzaspalding.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário