sábado, 23 de abril de 2011

65 Baixos Antes de Morrer - Parte II

Por Ariel N. Andrade


Dando continuidade aos posts direito daqui da Inglaterra com as coisas que encontro por aqui que acho interessante passar pra vocês coisas desde bandas na noite até artigos em revistas de baixo inglesas. O post de hoje vem de uma matéria super interessante da revista Bass Guitar Magazine que li esta semana que falava sobre os 65 baixos que você deve tocar, testar, ouvir e quem sabe até comprar antes de morrer se quiser se chamar de um verdadeiro herói do baixo. Na mesma não aparecem fotos de todos os modelos por isso dividi este assunto em algumas partes, já que tive que fazer uma pesquisa pra poder encontrar fotos de quase todos os modelos, uma vez que alguns citados na matéria foram impossíveis de encontrar; aqui vai a segunda parte espero que vocês se divirtam.

40. Ampeg ADA4U Dan Armstrong Reissue Plexi

Reedição do baixo de 1960, transparente e com um timbre devastador.
































39. Jaydee Classic Series 1


Uma das marcas registradas de Mark king, o baixo ficou famoso após rodar o mundo com Mark, em diversas turnês do Level 42; slap é seu codinome.
































38. Godin A4


As séries da Godin são uma das maravilhas do mundo do baixo, madeiras e timbres espetaculares fazem desse baixo uma lenda.











37. Framus Star Bass 135E

Um baixo "old school" que rodou o mundo durante três décadas até os anos 70, quando virou pó. Hoje poucas unidades dessa raridade restam por aí, uma verdadeira jóia.















36. Ritter Jupiter

Uma verdadeira experiência psicodélica ter um desses em casa, não só pelo visual mas o seu timbre é um sonho. Ritter é famoso no brasil por endorsar o baixista PJ do Jota Quest.



35. Pedulla MVP

Dificilmente você encontrará um baixo com melhor sustain por quilo de madeira do que o MVP, usado por nada mais nada menos que Gene Simmons do Kiss















34. Lakland Skyline

Um dos baixos que mais cresce em popularidade nos últimos anos, o Lakland é sem compliacações, seja na hora de escolha de timbre quanto na hora seus ajustes, qualidade acima da média e com preço de um baixo popular.

33. Kubicki Ex Factor

Mais um baixo "Headless" teve o seu auge nos anos 80 e 90, hoje apesar de seu timbre espetacular ficou um pouco de lado pelo seu visual e cores um tanto exóticas.














32. Jackson Concert

 Continua sendo a melhor escolha "Headbanger". A jackson guitars teve que lutar na justiça contra diversas outras marcas que tentaram por inúmeras vezes imitar esta maravilha.












31. Burns Bison

Muitos botões? Corpo muito assimétrico? ah, não seja bobo, lembre dos anos 60 onde 12 álbuns eram gravados em um dia pelo baixista, o baixo precisa ser confortável e ter um ótimo timbre e esse é um dos melhores.







30. Gretsch Electrotone

 Devido seu corpo grande, apresenta ótimo sustain e ótimos graves. Falar da Gretsch nem precisa, pois esta marca sempre foi símbolo de qualidade.




29. Gibson EB0

Com um corpo que lembra uma Les Paul, porém com duas entradas e um captador colado no braço pra evitar agudos, este baixo fez a cabeça de muitos baixistas nas décadas de 60 e 70. Hoje se você encontrar um desses se prepare pra pagar muito, mas muito dinheiro.











28. Conklin SideWinder

Você sabe quando o Luthier é destemido, quando 6 cordas e um braço de 36 frets não é o bastante e ele arrisca e cria uma maravilha dessas de 7 cordas. Esse baixo parece não conhecer limites, ele lhe proporciona notas que quase nenhum outro pode te proporcionar com um timbre matador.












27. BC Rich Beast

 Está nesta lista devido ao timbre que seus dois captadores EMG precision, proporcionam. Se você não tomar cuidado, as curvas desta fera podem assustar e até machucar, mas muitos gostam assim quem somos nós pra julga-los?.



26. Fodera Monarch

Victor Wooten usa Fodera por um motivo, ele toca como nenhum outro no planeta. Muitos de nós nunca poderemos ter um desses, mas podemos pelo menos sonhar né? eu particularmente se pudesse só tocar num desses já estaria realizado.







25. Fender Mustang


O irmãozinho da família Fender, é apreciado pelo seu tamanho de escala e corpo pequeno e leve.














24. Spector NS

O primeiro modelo feito por Stuart Spector, deixou sua marca no mundo do baixo e suas influências restam até hoje.



23. Zon Hyperbass


Há três grandes razões pra se comprar um destes. Uma, braço de três oitavas. Duas, o incrível corte no corpo que dá acesso a todo o braço. Terceira, é o baixo do grande Michael Manring; sim todos aqueles timbres que ele tira são com este baixo.












22. Sadowsky NYC

Baixo de fabricação americana com Swamp Ash. Peso, beleza e conforto, aqui está.





21. Danelectro Longhorn

 Totalmente retrô, se você curte a música feita nos anos 60 você vai adorar ele. Sabe aquela linha de baixo que você tanto gosta? pode facilmente ter sido gravado com um desses.














20. Warwick Streamer

Dono de um tom limpo e versátil, esse alemão vem sendo a estampa da Warwick há 15 anos.





CONTINUA...



2 comentários:

  1. Danelectro Longhorn aqui em bélem tinha um desses pra vender na epoca da audio no shopping iguatemi =)

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Estou procurando um baixo fender mustang igualzinho ao que tu postou aqui no blogue! Sabe onde posso encontrar um?

    Abraço,
    Giana

    ResponderExcluir