sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dicas Du Valle: Empreendedorismo Musical


Por Raphael du Valle

Olá amigos do Baixo Natural, é um prazer imenso estar falando com vocês sobre um tema que gosto muito que é o Empreendorismo Musical. Muito se fala em estudar, estudar, estudar e isso é importante sim! Mais hoje em dia as coisas mudaram e mudaram bastante. Foi-se o tempo em que “apenas” tocar bem bastava! Hoje em dia temos que nos atentarmos a muito mais detalhes para nos tornarmos baixistas e músicos profissionais.
Com a grande expansão de instrumentistas no país, cada dia mais temos que cuidar de nossa perfomance, equipamentos, relacionamentos, Marketing pessoal, horários, parcerias, novidades, tendências, tecnologias, ou seja, tocar que é o que mais gostamos de fazer, hoje em dia, divide espaço com outros itens que também contribuem para o sucesso de um músico.


Vou citar um exemplo rotineiro e que temos que estar muito atentos. Imagine um músico que toca muito bem, destrói o instrumento, porém, sempre chega atrasado nas gigs? Este músico com certeza perderá espaço para outro músico que mesmo tocando um pouco diferente dele, chega no horário e é responsável.
Outro assunto interessante é o fato de que “cada um possui o seu som”, portanto, não podemos cair na armadilha da competição musical e sim valorizar a pegada e o jeito particular de tocar de cada um, assim, teremos um mercado mais saudável e sustentável. Falarei mais a fundo sobre este assunto em outra oportunidade.
Certa vez ouvi uma frase que me marcou muito: “Contato vale mais do que dinheiro”. E é bem real isso, pois pude experimentar isso na prática e dá muito certo. Quantos e quantos trabalhos fiz sem a pretensão de ganhar dinheiro e isso reverteu em ótimos frutos à médio-prazo e garanto que ainda reverterá em mais frutos a longo-prazo. Fiz muitas amizades com músicos de outras partes do mundo mostrando meu trabalho solo e estes se identificaram com o som e ali começou uma amizade e parceria duradoura de onde se desdobraram vários outros trabalhos e conquistas. Não quero aqui ficar falando das coisas que fiz e sim mostrar que é possível com o foco correto, conseguirmos nos profissionalizar e ganhar mais visibilidade para nossas carreiras.


Bom, de antemão, aconselho que comece a prestar mais atenção nestes itens que eu mencionei a cima e também que pense na música como algo para emocionar as pessoas e não simplesmente impressionar aos músicos. A partir daí tudo começa a mudar. Tente achar a sua verdade e com certeza o universo conspirará a favor de seus trabalhos e de sua música.Em outras oportunidades falaremos sobre cada passo detalhadamente e espero poder ajudar a todos com o pouquinho que aprendi nessa caminhada. Grande abraço a todos! Saúde, Paz e muita música.

Raphael du Valle
www.toquemaisbaixo.com.br

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR ABAIXO, COMPARTILHAR E SE JUNTAR AO BAIXONATURAL EM http://facebook.com/baixonatural

Nenhum comentário:

Postar um comentário