domingo, 16 de outubro de 2011

Nilton Wood entre 'Tappings e Basses' - Entrevista Exclusiva



Por Ariel 'Nog' Andrade


Respeitado em todo o território nacional e até mesmo no internacional, Nilton Wood é uma referência quando o assunto é tapping, ética, humildade e BAIXO. Um dos grandes professores que temos no Brasil, Wood se divide (Com sucesso) entre ser músico e um dos mais conceituados instrutores do instrumento em nosso País. Não preciso dizer a honra que o BaixoNatural tem em trazer para vocês uma entrevista exclusiva com o próprio, com vocês NILTON WOOD.





É uma honra recebê-lo no BaixoNatural professor. 

Nilton Wood -
Eu que fico feliz em poder participar de mais uma entrevista para a nossa querida comunidade de graves em nosso país.


1) Nilton Wood queremos conhecer melhor a sua história na música. Conte-nos como e quando você começou a se dedicar ao contrabaixo. 


Nilton Wood - Bem, tudo começou aos 12 anos, quando iniciei meus estudos de música, primeiramente no violão. Mas logo eu fiquei fascinado pelo sons dos graves principalmente ao ouvir um dos meus heróis daquela época: Alice Cooper. A banda tinha o extraordinário baixista Dennis Dunaway, principalmente nos extraordinários trabalhos em Killer e Schout Out. 

A partir dos 13 anos, ganhei meu primeiro baixo, um Supersonic da Giannini vermelhor, de escala curta e comecei a estudar no C.L.A.M, - Centro Livre de Aprendizagem Musical – dirigido pelo Zimbo Trio. 

Depois ingressei na E.M.M. – Escola Municipal de Música – onde fui aprender o contrabaixo acústico com o saudoso mestre Sandor Molnar – que foi o primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica Municipal e primeiro contrabaixo da Orquestra do Estado de São Paulo. Mais tarde passei igualmente a integrar ambas as orquestras, onde atuei por aproximadamente 10 anos.


2) Quais suas maiores influências musicais?

Nilton Wood - Como eu mencionei na pergunta anterior, minha primeira grande influencia musical foi o baixista Dennis Dunaway, da banda Alice Cooper. Depois eu descobrir Chris Squire e Geddy Lee. Jaco Pastorius e Michael Manring também são grande influências para mim. 

3) Como se deu este desenvolvimento e dedicação na sua tão conhecida técnica de tapping? 


Nilton Wood - A técnica de tapping surgiu por meio de um trabalho maravilhoso que existe até hoje – inclusive na Internet – chamado “The Art of Tapping” – de autoria do genial baixista Dewayne Pate. Iniciei meus estudos com este vídeo e depois fui me aprofundando no estilo visando criar minha própria linguagem na técnica. 


4) Nos Fale um pouco sobre o seu setup tanto em gigs ao vivo quanto em gravações (amps, baixos e pedais). 

Nilton Wood - Minha vida atual é extremamente acadêmica. Leciono contrabaixo elétrico, fretless, Contrabaixo Acústico e Upright na Escola de Música e Tecnologia em tempo integral. Meus workshops são muito raros de acontecer pois eu não posso viajar em virtude de minha saúde. Possuo atualmente um Upright de seis cordas fabricado sob encomenda pelo luthier Alexandre Germano, 4 baixos construídos pelo pessoal Deoliveira, na qual sou endorser, incluindo o meu baixo de dois braços, na qual chamo de B2 – Em alusão ao B2 – Spirit – jato stealth fabricado pela Nortrop.


5) Grandes nomes tem surgido recentemente no cenário do Baixo Brasileiro. O que você acha da atual ‘safra’ de baixistas no Brasil? 

Nilton Wood - A atual safra de baixistas brasileiros é muito talentosa, com destaque sempre especial ao nosso saudoso e amado Nico Assumpção. Mencionaria ainda o Ney Conceição e claro, o sempre talentoso Arthur Maia. 

6) Você destacaria alguns nomes que te chamam mais atenção? 

Nilton Wood - Não..todos são talentosos...

7) Fale um pouco sobre seus projetos atuais, o que você anda fazendo e quais os seus planos para 2011/2012? 

Nilton Wood - Atualmente, além de lecionar em tempo integral, uma atividade na qual eu amo muito, estou desenvolvendo um trabalho em duo com violão com o grande músico Fábio Aoki – discípulo de Ulysses Rocha – trata-se de um duo chamado Wooki.


8) O que o mestre Nilton Wood tem ouvido ultimamente? Pra você, qual disco não pode faltar na coleção de qualquer baixista?

Nilton Wood - Discografias completas do Deep Purple, Yes, Rush, Gentle Giant, Emerson, Lake & Palmer, Weather Report são indispensáveis.

9) O que você acha do ensino musical hoje em nosso país? Com tanto material disponível através da internet, você acha que o aluno acaba sendo ajudado ou prejudicado?

Nilton Wood - Eu penso que existem muitos cursos em nossos país, principalmente os ministrados em faculdades que precisariam se atualizar com a realidade atual do baixista, principalmente para aqueles que vivem exclusivamente da música em audições constantes em diversas ambiências como bares, shows e concertos. Um material mais prático deveria ser ministrado nas escolas. Vejo hoje muitos alunos que até tocam bem, mas o seu conhecimento teórico e harmonia é muito simples.


10) Há uma discussão enorme no mundo do contrabaixo sobre a necessidade ou não de o baixista freqüentar uma escola de música por anos e anos. Qual a sua opinião a respeito?

Nilton Wood - Eu sou de opinião que todos nós devemos ter um professor. Por mais que você tenha vídeos aulas, métodos e DVD´s, ainda restará a pergunta: Será que estou fazendo certo? O autodidatismo foi útil em uma época onde não existia absolutamente nada com relação ao contrabaixo elétrico. A figura do professor é muito necessária.


11) Onde podemos entrar em contato com seu trabalho? Seja música, material ou aulas?

Nilton Wood - Estou sempre na Escola de Música de Tecnologia. Podem entrar em contato pelo telefone 5012-2777 ou por meio do site: www.emt.com.br


12) Deixe um recado para os leitores do BaixoNatural e principalmente para os jovens baixistas que sonham um dia ter o reconhecimento que você tem.

Nilton Wood - Vou usar as palavras de Steve Jobs, um dos meus heróis: “Você só poderá ser feliz neste mundo se você conseguir realizar um grande trabalho com com amor, ou seja, amar o que se faz. Como todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar este amor”....

Steve Jobs.

Ame a música, disciplina e dedicação. Lembre-se que os navios não alcançam as estrelas, mas é por meio delas que eles se lançam ao mar.
Paz!

Nilton Wood



Nos Siga no Twitter: http://twitter.com/baixonatural
Curta agora mesmo nossa página no Facebook: http://facebook.com/baixonatural


2 comentários: