quinta-feira, 2 de junho de 2011

O groove por trás do Jamiroquai Parte 1 - Stuart Zender

Por Ariel N. Andrade


Não é segredo que o Acid Jazz (Movimento londrino criado no início dos anos 90) é uma fonte que vem abastecendo as influências de diversos instrumentistas pelo globo. Bandas como Incognito, Brand New Heavies, Galliano, Corduroy e principalmente Jamiroquai trouxeram uma nova visão sobre improvisação, groove e técnica, fazendo principalmente os baixistas "baterem cabeça" e perceber que o baixo não precisa estar atrás, escondido pra fazer um bom groove. Caras como Stuart Zender (Primeiro Baixista do Jamiroquai) tornaram-se referência e constantemente figuram em meio as listas de influências de diversos baixistas renomados nos dias de hoje. tendo em vista a grande importância destes, resolvemos falar um pouco sobre cada um destes baixistas que ocuparam a tão respeitada "gig" com o Jamiroquai. 



- Stuart Zender (1993-1998)

Hoje músico, produtor e diretor musical. Conhecido também como 'Stu', foi o primeiro e diria até que o mais marcante baixista do Jamiroquai, também foi responsável pelas linhas de baixo e co-autoria dos maiores sucessos da banda inglesa. Nascido em 18 de março de 1974 em South Yorkshire, inglaterra; aos 7 anos se mudou para os Estados Unidos, onde ficou até os 15 retornando para o Reino Unido sem seguida onde começou a entrar de cabeça na música. Primeiro foi bateria, em seguida o Contrabaixo que segundo o próprio Zender "foi onde percebi que aquilo era minha vida". Após tocar por aproximadamente 2 anos e tirar nota por nota do trabalho do mestre Jaco Pastorius com o weather report, Stuart conheceu Jay Kay através daquele que seria o primeiro baterista do grupo, que o levou a uma audição no início de 1993, assim começou a odisséia Jamiroquai que agora era formada por Stuart Zender, Jay Kay, Toby Smith e Nick Van Gelder (Posteriormente substituído por Derick McKeinze, atual baterista).
Deixou a banda um pouco antes do lançamento do quarto álbum da banda "Synkronized", pouco se sabe do real motivo que o fez tomar esta decisão, muitos falam que o fato ocorreu depois de uma conversa com Jay Kay sobre a grande diferença de cachê entre ambos. A verdade é que Stuart Zender foi um dos grandes ícones dos anos 90 no baixo, e nos deixou uma grande obra dentro do jamiroquai que vale muito a pena ser estudada.


Em 2009 a já consagrada marca de baixos alemã Warwick desenvolveu o modelo Signature SZ, em respeito a sua grande história no contrabaixo mundial, sempre portando um warwick, infelizmente este modelo não chegou ao Brasil mas fez muito sucesso na gringa com os amantes do bom e velho Funk.

Stuart cita em seu site oficial como suas grandes influências: Nathaniel Phillips, Stanley Clarke, Alphonso Johnson, Chuck Rainey, Larry Graham, Bootsy Collins, Verdine White, James Jamerson, Bernard Edwards, Paul Jackson, Helmut Hatler.

- Discos gravados com Jamiroquai

Emergency on Planet Earth








The Return of The Space Cowboy







Travelling Without Moving








Após deixar o grupo onde ganhou muitos Mtv Awards e até o Grammy, o baixista continuou trabalhando com grandes nomes da música como Lauryn Hill, D'angelo, Mark Ronson, Amy Winehouse e inclusive gravou com a lenda Stevie Wonder. Também gravou trabalhos com suas bandas Azur, Leroi e atualmente agaurda o lançamento do trabalho de seu novo grupo Running Out of Heroes.


Para encontrar Stuart Zender na Web:


Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário