quinta-feira, 19 de maio de 2011

BaixoNatural entrevista: Iran Laurindo

Por Ariel N. Andrade


Olá amigos dos graves, estamos de volta ao Brasil terra maravilhosa mas principalmente terra de grandes baixistas. Não é de hoje que tenho vontade de entrevistar esse que é um dos grandes nomes no nosso instrumento hoje no país, e com esta volta ao Brasil nada melhor do que entrevistar essa fera.



Qual seu set-up em gravações e em apresentações ao vivo?
Iran - No  palco ou no estúdio 2 baixos modelo dream da DeOliveira um com captação EMG passiva e outro com Seymour Duncam ativo,também uso um pedalboard PB12 da landscape com os seguintes pedais (TU-2 afinador,NE-1 da Yamaha,MXR M80 dunlop triefex ODB1 Organic Drive & Booster e SRV1 Spring Reverb tambem da Landscape,e um Jamman da Digitech e como monitoração uso o DB05 da Powerclick) os cabos são da sparflex.

Fale um pouco sobre a sua carreira e sua formação musical.
Iran - Comecei aos 12 anos em bandas de forró aqui do meu estado e passei por bandas de baile tocando vários estilos como funk, bolero, samba, axé etc...depois resolvi estudar em Brasilia,participei tambem de vários cursos técnicos e hoje dou aula em uma das maiores escolas de musica do Pais que é o Conservatório de Música Alberto nepomuceno, sou endorsee de várias empresas como a DeOliveira bass, landscape pedais, Powerclick e tenho o apoio da Sparflex cabos.


Como você vê o cenário instrumental brasileiro hoje?
Iran - Melhorou muito desde quando comecei a tocar a uns 20 e poucos anos...hehe hoje tem muito mais espaço como casas de shows, barzinhos, festivais, centros culturais em todo pais sem falar na facilidade de divulgar nossas musica pela internet.

Quais suas principais influências?
Iran - Rapaz...o baixista Brasileiro como um todo....sou meio radical quanto a isso pois a maioria dos baixista que fazem minha cabeça são brasileiros e muitos deles são meus amigos posso citar entre eles Sergio groove, Jr Primata, Paulo DeOliveira, Pixinga, Adriano Giffoni, Arthur Maia, Miqueias dos Santos, Mauro Sergio, Joel Moncorvo...Mas tambem curto os gringos Victor wooten, Alain Caron, Nathan East e por ai vai.

Quem você considera o seu Bass hero?
Iran - Tenho meus momentos de fã quando escuto o Mestre Luizão maia...aquele som me faz pirar...hehe.


O nivel dos baixistas hoje no Brasil chega a surpreender, algum nome "novo" lhe chama a atenção?quem?
Iran - Acho que essa nova geração de baixistas esta muito bem encaminhada...mas adoro um garoto chamado Michael david (pipoquinha) aqui de Fortaleza que esta morando em SP,o moleque é muito bom, teve algumas aulas comigo...mas já nasceu pronto...hehe um grande Talento.

Fale um pouco sobre seus projetos atuais e quais os seus planos para 2011.
Iran - Tenho feito vários workshops sobre música brasileira junto com meu trio, tocado em festivais como o IB&T bass festival a convite do mestre Pixinga, tambem estou preparando meu primeiro CD que deve sair até agosto.

Você é endorsee dos baixos DeOliveira, fale um pouco sobre esses instrumentos.
Iran - Minha Parceria com a DeOliveira já tem 7 anos adoro meus instrumentos devo ter pelo menos uns 15 baixos aqui...gosto muito da construção e do som desses baixos sem falar que visualmente me agradam muito...ja recebi convites de outras marcas mas nenhuma ate agora me convenceu a largar meus DeOliveiras...hehe.

Qual o disco que você não consegue parar de ouvir?
Iran - Um disco de um Grande amigo e pianista Eduardo taufic chamado “Estiagem”com Sergio groove e Darlam Marley.

Onde podemos entrar em contato com seu trabalho? existe alguma espécie de download disponivel na internet?
Iran - Por enquanto alguns vídeos no youtube...mas já estou aprontando o disco.

Nós do Baixonatural agradecemos a oportunidade de entrevistar você, esperamos vê-lo ao vivo em breve.
Iran - Eu que agradeço oportunidade de falar um pouco da minha vida musical e vamos em frente que o som não pode parar...um abraço à todos que fazem o Baixonatural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário