terça-feira, 5 de abril de 2011

Descobrindo - The JW project

Por Ariel Nogueira Andrade


Olá, amantes do contrabaixo!!

Sem dúvida alguma este post é um dos mais importantes que já fiz, não por trazer mais uma grande entrevista internacional ou nacional, mas pelo fato de eu ter vindo estudar música em um dos maiores centros culturais do mundo - A Inglaterra - e mesmo assim ter conseguido um tempo, pra manter o blog à todo vapor. Aproveitando minha vinda pra terra da rainha, vou sempre tentar atualizar vocês pelo que anda acontecendo por aqui no mundo do baixo, espero que seja uma porta pra vocês expandirem ainda mais o universo "grave" de vocês.

A primeira coisa que tenho pra vocês brasileiros, é "The JW project" uma banda que me surpreendeu não só pela musicalidade mas pelo fato de ter dois baixistas e como front da mesma.


A banda é formada pelo baterista Pete Ray Biggin, e pelos baixistas Chris Webb e Rick James. Estes no momento são endorses da Peavey's Cirrus basses e da marca de amplificadores que vem fazendo a cabeça de baixistas por todo o globo - Mark Bass. O grupo vem se destacando por onde passa, lugares consagrados como o London Jazz Café e o Blue Note de Tókio já aplaudiram de pé o "JW project". 


Para completar, o projeto foi destaque na Bass Guitar Magazine deste mês, uma das revistas de maior expressão na música do Reino Unido. Em entrevista nesta mesma revista o grupo diz qual a sua intenção  "nós queremos levar a todos pra uma volta de montanha russa musical", eles sempre que questionados como com uma formação tão simples conseguem surpreender e fazer um show "sem buracos", respondem que todos os 3 são multi-instrumentistas e se usam sempre de loops feitos ao vivo, e uma hora ou outra um faz uma base no piano; mas o verdadeiro segredo de tanta sofisticação é a amizade entre eles que nunca deixa um "tapar"o outro, sempre permitindo que cada uma tenha o seu momento de mostrar sua identidade no contrabaixo.


Agora é só procurar ouvir estes dois caras que como eles mesmo dizem, querem botar  o reino unido novamente no mapa do baixo mundial, coisa que não ocorre desde a aparição do rei do slap Mark King.

Links interessantes:
- http://www.thejwmethod.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário