sexta-feira, 15 de abril de 2011

65 Baixos Antes de Morrer - Parte I

 Por Ariel N. Andrade


Dando continuidade aos posts direito daqui da Inglaterra com as coisas que encontro por aqui que acho interessante passar pra vocês coisas desde bandas na noite até artigos em revistas de baixo inglesas. O post de hoje vem de uma matéria super interessante da revista Bass Guitar Magazine que li esta semana que falava sobre os 65 baixos que você deve tocar, testar, ouvir e quem sabe até comprar antes de morrer se quiser se chamar de um verdadeiro herói do baixo. Na mesma não aparecem fotos de todos os modelos por isso dividi este assunto em algumas partes, já que tive que fazer uma pesquisa pra poder encontrar fotos de quase todos os modelos, uma vez que alguns citados na matéria foram impossíveis de encontrar; aqui vai a primeira parte espero que vocês se divirtam.

65. GB Rumour

Do Luthier Bernie Goodfellow, este baixo feito com as madeiras mais finas disponíveis ao homem. o Rumour está disponível nos modelos de 4, 5 e 6 cordas.

64. Marleaux M-Bass








Baixo da empresa alemã Marleaux Company, reconhecida já pela sua ótima tocabilidade e fabricação de qualidade.

63. Kala U-Bass








É essencialmente um ukele barítono com um braço mais largo e captadores passivos piezo.

62. Skjold Damian Erskine Whaleback











Esse modelo assinatura é caracterizado pelo ótimo grave e pelo braço super confortavel com ótimo acesso as casas mais agudas.

61. Gus G3













Se alguém fosse tocar baixo no filme Star Wars este baixo seria o escolhido, com seus "chifres" metálicos e sua forma futurística o gus vem conquistando cada vez mais os colecionadores do instrumento no mundo.

60. LighWave Saber

















Este não precisa de captadores pra emitir um belo de um som, através de "olhos" eletrônicos ele consegue medir a vibração das cordas proporcionando um sustain jamais visto.

59. Gibson Grabber

















Apesar do Grabber ser menos adorado do que seu irmão mais velho Thunderbird, ele ganhou destaque pelo seu captador que desliza pra frente e pra trás proporcionando mais agudo ou grave, de acordo com que o baixista deseje.

58. G&L L2000



Ter um timbre entre um fender e um music man sempre é uma ótima idéia.













57.Michael Tobias Design Eclipse











O fabricante americano Michael Tobias vendeu sua companhia para a Gibson antes de começar a sua MTD company e dar continuidade no seu trabalho de alta qualidade. Qualquer baixo tobias já é uma jóia, porém o eclipse tem um valor nostálgico especial.

56. Washburn AB40







Neste temos a assinatura de stuart hamm, se pra ele é bom, pra gente é muito mais.Conforto esta é a palavra.

55. Dean Jeff Berlin

Quatro cordas, passivo e doce. Este Dean é tão bom quanto o seu dono, lembre-se que Jaco falou que Jeff era melhor solista que ele, logo ele precisa de uma "arma" à altura.

54. ESP TA-600

















Baseado no BC Rich que o frontman do Slayer Tom Araya costumava tocar. Um dos favoritos dos baixistas apreciadores do metal no mundo inteiro.

53. Sandberg California PM

 




Amar este instrumento não é difícil, com a parte eletrônica do mais alto nível e um corpo que também não fica atrás, é um bom lugar pra investir seu dinheiro.

52. Ecdeshall 335
*Não Conseguimos Imagens
Do Luthier da cidade de Manchester, Chris Eccleshall este baixo semi-acústico vem dominando a cena indie-rock na inglaterra.

51. Ibanez GWB










Criado por nada mais, nada menos que Gary Willis, traz como destaque a sua rampa, ótima tocabilidade e um som que se encaixa em qualquer estilo.

50. Schecter Stiletto

















Versátil e de ótima aparência. A Shecter vem investindo pesado em seus instrumentos com grande qualidade e um look anos 60.

49. Peavey Cirrus











O baixo Top da Peavey, uma verdadeira obra de arte.











48. Epiphone Jack Cassady Signature

Outro baixo no estilo Gibson 335, possui um timbre difícil de se bater somado ao look retrô é inconfundível.

47. Hohner Jack










Nos Anos 80 não fez muito sucesso, mas influenciou um grande número de modelos de baixo que surgiram em seguida, foi um dos pioneiros no quesito sem headstock.

46. BassLab L-Bow











Parece coisa de doido? até você tocar a primeira nota e se apaixonar.

45. Sei Flamboyant











Fabricação Inglesa, com as melhores madeiras e uma captação reforçada.

44. Shergold 4040










Criação dos anos 70, com um timbre que torna sua gravação um verdadeiro sonho.

43. Vigier Excess












A escolha de Roger Glover (Deep Purple), fabricação francessa. Sua fingerboard de metal proporciona um timbre especial e único a este instrumento.

42. Bee GrooveBee










Caracterizado por usar "shapes" de corpo e madeiras incomuns na busca por um instrumento realmente exclusivo, o Bee juntamente com seu preço adaptável vem ganhando grandes fãs por todo o globo.

41. Manson E Bass John Paul Jones













A escolha de uma Lenda. Beleza, timbre, conforto e qualidade fazem a cabeça do Led John Paul Jones.


CONTINUA....

Um comentário: