segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Entrevista exclusiva com "the Loop Man", o italiano Simone Vignola


Por Ariel Andrade

No final do Ano passado descobri um baixista italiano que vem conquistando muito espaço no mundo do nosso tão amado instrumento, e está virando referência principalmente quando o assunto é Loop. Resolvi então fazer um post sobre o mesmo, que de imediato entrou em contato para parabenizar pelo post, e em seguida gentilmente nos concedeu esta entrevista exclusiva que vocês acompanharão a seguir, espero que lhe traga ao universo deste que é considerado o "loop man" da itália.


Simone Vignola - hey! Olá pessoal! 

Quais as suas maiores influências musicais??
 

Simone Vignola - Eu cresci com música dos anos 80, eu gosto da maneira como o groove vai e nunca pára nas batidas dos sons eletrônicos. Desde que eu era criança, meu herói musical é Sting, o melhor vocalista e baixista inteligente. Artistas e bandas que mais me influenciaram foram The Police, John Mayer, Mark Knoppler, The Cure, Les Claypool e Primus, Planet Funk e dance music como o house francês(Daft Punk, Cassius, Modjo) e Trance. Do ponto de vista do baixista, eu amava Marcus Miller, Victor Wooten e Stu Hamm. 


Como você decidiu trabalhar suas músicas com os loops?Alguém em especial te inspirou para isto?


Simone Vignola - Eu acho que hoje em dia escrever músicas com softwares de gravação significa trabalhar com loops. Na verdade, eu comecei a usar computadores para a música desde muito cedo: a programação midi, arranjos e gravação são as primeiras coisas que aprendi. Então você entende o quanto o loop te ajuda, tudo fica mais rápido. Quando vim pro lado da dance music eu comecei basear os grooves das minhas canções em pequenos loops de bateria, então eu comecei a trabalhar com guitarras, baixos e loops vocais também. Eu amo a maneira rápida que os loops expressam os seus conceitos, eu amo pessoas com a capacidade de sintetizar, algumas palavras, algumas notas e  a imaginação do ouvinte. 
Depois eu gravei o meu CD "Going to the Next Level" Senti a necessidade de tocar minhas canções ao vivo. Para mim não é importante ter a mesma música, se alguma coisa mudar ok, é bom ter uma versão diferente a cada noite. Em minha mente eu só tinha que ter a personalidade do CD como quando toco sozinho e trabalhar com loop ... e Live-Solo-Set nasceu. Já usei um Loop Station, uma Digitech pequena, e foi uma experiência muito legal: eu venci o "EuroBassDay contest" em 2008 usando um Jazz Standard chamado de "Sunny". Então eu vi no Youtube um cara Inglês fazendo o mesmo e muito bem, Johnny write, ele me fez entender que o  Live Looping já existia na Europa. Porém o meu objetivo era diferente: fazendo minhas canções chegarem o mais perto possível ao som de um DJ. Com o passar dos meses eu descobri que meu uso pessoal de loops, algumas regras e uma ordem específica de looping. Achei meu Live-Solo-Set junto ao meu estilo de vida. 


Qual é o seu set up atual? quais os seus equipamentos??
 

Simone Vignola - Como eu disse o intuito era se aproximar ao som de DJ: Eu adoraria um som que lembrasse  french House DJ's. Mas como devo fazer? Eles usam CDs, discos de vinil, filtros, etc.! Então eu criei o meu sistema "Live-Solo-Set": instrumentos vão em um mixer instrumental para que eu possa mixar em seguida com ganho, volume e pan; em seguida do out do mixer vai stereo in do BOSS RC-50. As saídas do Loop Station, chamadas "main" e "sub", são executadas em dois canais diferentes do meu mixer (1 e 4). Eu costumo gravar a bateria e loops de percussão no  BOSS Phrase1 (sub out - canal DJM 1), eu gravo o loop de guitarra e baixo phrases 2 e 3 (main out - DJM canal 4). É como tocar dois discos de vinil que você criou no momento em que você está executando ao vivo. Seu loop station é como dois CDJs, e você pode deixá-los dançar.

Sobre os instrumentos que estou usando agora para o meu Live-Solo-Set: 


  • Baixos: Windmill – J-Modern Gold, P-Bass Sunburst e o meu baixo Signature está chegando em breve;
  • Amps: TC Electronic - Classic450/RH450 cabeçote e três caixas (2x12, 4x10, 2x10). Eu também uso ESP MusicCord Pro.
  • violões: Takamine
  • Microfones: Blue enCORE 200
  • Vocal FX: TC Helicon VoiceLive2
  • Drum Machines: BOSS DR-670, YAMAHA RY-30 (com controlador midi)
  • Percussão: hi-bongos e um shaker
  • Mixer: YAMAHA MG8-2FX
  • DJ Mixer: BEHRINGER DJX-750
  • Loop Station: BOSS RC50
  • Afinador: TC Electronic Polytune
  • Pedais de Baixo: TC Electronic NovaDelay, BOSS SYB-5 and BF-3, EH BassBalls Nano.
  • Bags/correias: Harvest

Como foi participar do boss loop contest e vencer?


Simone Vignola - Vencer o Boss Loop Contest  foi realmente importante para mim, tanto como satisfação pessoal e como confirmação daquilo estou fazendo. Às vezes, você começa com um projeto só porque você está sentindo isso, então você não sabe como ele funciona em público (provavelmente você não se importa, também). Entender que as pessoas gostam do seu trabalho é a primeira razão para ir em frente. Então ser o melhor Looper do seu país é muito bom também. O nível de qualidade foi muito alto: éramos 5 finalistas, cada um muito diferente do outro, tocando diferentes instrumentos ou gêneros. Na verdade, eu só tenho que agradecer a todos que acreditaram neste projeto desde que era um protótipo. Meu empresário / produtor Marco do meu atual selo Schoots Records sempre confia nas minhas idéias e isso me deixe trabalhar gratuitamente e sem pressa ou ansiedade. 



Quais são seus planos para 2011? 

Simone Vignola - O primeiro compromisso importante é o BOSS Loop Contest. Em março de 2011 "Going to the Next Level" será lançado na Ásia, assim como uma edição Japonesa pela famosa gravadora Japonesa "King Records", incluindo uma faixa bônus bem agradável. Eu já estou trabalhando em um novo vídeo-clipe sempre a partir do CD e parece que vou começar uma nova turnê em breve. Sempre falando sobre meu projeto solo estou planejando também um show diferente para o  "Live-Solo-Set",o "Acoustic-Set". Eu também estou fazendo clínicas de  Live-Looping (chamado "The Art of Looping") em que eu explico o meu set-up e meu método de  looping, com um aprofundamento sobre o papel do baixo. Estou trabalhando em alguns projetos novos, espero ver a luz deles em breve. Vou continuar trabalhando como side-man e demonstrador  da marca que eu amo e do meu baixo signature que está chegando em breve. Além disso eu já tenho novas ideias e novas canções e eu vou ter novos gráficos e novo site para 2011, fique atento para todas as novidades! 



Tem pretensões para apresentação na américa latina?
 

Simone Vignola - É claro que eu adoraria ir para a América Latina. Em minha mente vocês tem o ritmo e algo como um shuffle natural interior e seria muito bom  tocar com latino-americanos em seu ambiente ensolarado, também. Sair da zona de conforto e intercâmbio musical são os fundamentos da música. Eu também estou vendo que nesta região o interesse na minha música está crescendo ... então eu estou apenas esperando um convite! :-) 


Como anda o cenário do baixo na Itália? Quais baixistas chamam a sua atenção na Itália?

Simone Vignola - Eu acho que na Itália temos um monte de grandes baixistas, de big-pop  a músicos de jazz. Existem algumas academias de música muito boas, com professores bem conhecidos. No entanto, existem algumas diferenças de estilo, dependendo de qual área você vem: Eu acho jeito de tocar do sul do país mais fortes e mais concentrados no groove e no som...diria "menos educação" lá. A maioria dos baixistas italianos são bons no pizzicato  e improvisação sobre acordes de jazz, na verdade, fizemos absorvemos muito do Jaco. Como cidade, se você quiser entrar na música da Itália, pode ficar em Milão, Roma e Bolonha. Napoli tem uma cena ótima música, também, mais voltada a música independente. Não é fácil trabalhar na Itália como baixista apenas por causa do elevado nível geral. Alguns baixistas italiano que eu amo são Paolo Costa, Faso, Dario Deidda, Gianni Serino...você deve vê-los! 


Qual é a expectativa de tocar nos EUA este ano? 

Simone Vignola - Primeiro de tudo eu estou muito curioso sobre o que vai acontecer no concurso, eu já estou bem satisfeito com o título  nacional, mas eu garanto que eu vou fazer o meu melhor. Eu vou apresentar no estande  da TC Helicon com a minha Acoustic-Set demonstrando as características inacreditáveis da VoiceLive2 nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro. Tocar na Winter NAMM Show sempre foi um dos meus desejos, para que você possa entender a minha paz de espírito. Além disso, tocar em diferentes continentes, é sempre um novo teste para sua música. Eu vou tocar sem uma expectativa real, isto pode distraí-lo da arte. 


Qual dica que você dá para os leitores do "BaixoNatural" em especial para os baixistas iniciantes que sonham um dia em consolidar carreira no mundo dos graves?

Simone Vignola - Eu acho que a primeira coisa que lhe permite subir na música é a personalidade: você deve melhorar suas características pessoais. Todo mundo tem diferentes mãos e som. Além disso, há sempre algo que você faça facilmente: se você considera fazer slap mais fácil você provavelmente é um Slapper. Sobre a aprendizagem da música eu acho que a habilidade de se deslocar nos acordes(escalas modais) é fundamental para o trabalho como sideman. O timing é fundamental para um baixista, também: tocar riffs sozinho com o emprego de contratempo deve melhorar a sua percepção do tempo. Acho contratempo é realmente muito importante na música em geral. Sugiro também a estudar grooves e riffs sozinho e sem qualquer amp, isto melhora compreensão de seu som e seu "compressor natural" na mão direita, ótimo para notas longas e fantasmas. No final, eu sugiro ligar o baixo em seu amp (gravá-lo se você puder) e estudar o som das diversas partes de seu baixo: som gordo no captador do braço, som forte no captador da ponte, pizzicato,slaps perto do braço e perto da ponte etc....isto é apenas o que eu sinto que foi importante para minha formação musical, eu espero que seja útil para vocês, também. 




Onde podemos ouvir mais do seu trabalho? 
Simone Vignola - Meu CD está disponível no iTunes e CDBaby ambos o físico e o digital, assim você pode conferir todas as minhas canções lá. Eu tenho um canal oficial no YouTube (www.youtube.com/simonevignolavideo) sempre atualizado com novos vídeos mensais. Meu canal do selo é o dos vídeos oficiais (www.youtube.com/schootsrecords). Você pode registrá-los! Você pode verificar também minha página no "FB" em  www.facebook.com/simonevignola onde eu sempre compartilho notícias. Você também vai encontrar nessa página fotos, vídeos, músicas e outros. Meu site oficial é www.simonevignola.com , e também é sempre atualizado. Outros links em: 

Simone, Obrigado pela atenção e por esta entrevista exclusiva com o BaixoNatural esperamos ter o prazer de ouvir o seu trabalho ao vivo no nosso país um dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário