Por Ariel Andrade
Hoje nosso blog fará uma coisa que não é muito comum por aqui (e nem uma coisa muito agradável de se fazer ou de se noticiar), porém pelo respeito que este músico adquiriu em vida, este é o mínimo que podemos fazer por este cara que sem dúvidas nenhuma levou o contrabaixo um degrau acima.
Miqueas Santana
*13/1011979
+23/12/2010
Infelizmente no dia 23 de Dezembro do ano passado perdemos um dos grandes nomes que despontavam no cenário dos graves brasileiro, o grande Miqueas Santana. O mesmo foi vítima de um afogamento ao praticar um mergulho recreativo na praia de Ilhabela. Sem dúvida nenhuma uma enorme perda para todos nós, sentiremos saudades; mas a intenção do Baixonatural é mostrar a trajetória de Miqueas pra lembrarmos com felicidade deste grande bass man.
Nascido em São Paulo, Miqueas Santana começou a tocar baixo aos 15 anos de idade. Atuou em diversas bandas e corais evangélicos, como Blacks Soul Funk. Quando decidiu estudar contrabaixo e se profissionalizar, ingressou na Universidade Livre de Música (ULM). Estudou com grandes baixistas, como ARISMAR DO ESPIRITO SANTO, CHICO GOMES e CELSO PIXINGA. Sempre foi muito claro sobre suas influências em Celso Pixinga, Jaco Pastorius, Victor Wooten, John Patitucci, Gary Willis e o grande mestre do improviso, John Coltrane.
Como sideman, tem trabalhos com diversos artistas, passando pelo jazz, sertanejo, big bands, grupos de rap e diversos outros estilos. Em 2005 teve uma grande experiência, tocando ao lado de WILTON MARSALIS, em workshops realizados na ULM. Também foi uma das revelações do 3° IB&T COVERBAIXO FESTIVAL, e um dos destaques da 4° edição do festival. Realizou um importante trabalho pedagógico, como professor de música do CEU - Centro de Educação Unificada.
Participação de Miqueas no programa Cia do Baixo:
Miqueas em mais de 40 minutos de um super bate papo + jam:
Vá em paz Miqueas, seu groove ainda restará por muitos anos em nossas memórias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário