sábado, 6 de outubro de 2012

Mídias sociais: 5 dicas pra dar um up na sua carreira com Mídias Sociais.

Por Ariel Andrade



Fala galera dos graves, como vocês sabem não estamos usando este blog já faz um tempo em virtude do nosso novo site, mas como estamos em manutenção por lá resolvemos postar algo novo por aqui, e o assunto de hoje é importância das mídias sociais na carreira do músico nos dias de hoje.
É claro que o foco principal é a música, porém a imagem do artista, o fácil acesso ao seu trabalho e como ele gera tudo isso com seu público alvo são questões de suma importância para que um artista obtenha sucesso em sua jornada nos dias de hoje.
As mídias sociais de alguma forma viraram o complemento perfeito para  a gestão artística, inúmeros são os exemplos de terem conseguido 'chegar lá' e o mais difícil 'se manter lá' através das mídias sociais, vejamos alguns exemplos:

COBUS POTGIETER


PIPOQUINHA


MARLOWE DK


Estes são apenas alguns de muitos, porém o que há de semelhante em todos? - Eles não tratam as mídias sociais como confessionário ou a usam de maneira aleatória e descompromissada e sim como ferramenta indispensável a manutenção de suas carreiras depois de já ter usado como 'alavanca artística'. Vamos lá, Cobus Potgieter, um jovem da África do Sul que começou sem pretensão nenhuma a fazer vídeos de covers de música para o Youtube e com a manutenção certa de suas páginas e fácil acesso ao seu trabalho, hoje além de centenas de milhares de seguidores, é endorsee de grandes marcas ao redor do mundo, tem um trabalho consolidado nos Estados Unidos onde mora agora tendo trabalhado com grandes artistas e gravado alguns trabalhos como métodos em DVD e CDs de artistas, além de aparições com grandes ícones como Chad Smith do RHCP.


Olhemos agora para o brasileiro Pipoquinha, muitos acham que o seu sucesso é devido somente a uma aparição em um programa de grande audiência da televisão, mas se além do talento o garoto não tivesse mantido uma boa relação de imagem, dedicação e virado 'figurinha repetida' nas páginas do Youtube e Facebook, talvez hoje estivesse junto a milhares de outros que estiveram no mesmo programa e hoje suas vidas não mudou em nada.


MarloweDK é um dinamarquês que teve a internet, em especial, sua página no Facebook e seu canal no youtube como alavancas para a sua atividade artística, até usar estas ferramentas era uma desconhecido para o resto do mundo e com o uso correto destas ferramentas hoje até assina modelos de baixo de Sandberg assim como conta com milhares de inscritos em seu site oficial e seu canal no youtube.


Ainda dá pra encarar as mídias sociais apenas como um complemento ou será que já na hora de a encararmos com maior seriedade e como parte integrante e fundamental de nossas carreiras? - é claro que as formas tradicionais de divulgação e contato juntamente com os estudos voltados a música, continuam sendo os pilares, porém hoje em já caminhando para o final de 2012 as mídias sociais com claridade e acesso direto a informações vem fazendo a diferença no mercado profissional.

CINCO DICAS PARA VOCÊ DAR UM UP NO SEU TRABALHO COM AS MÍDIAS:

1. Use-as com inteligência e com moderação, assim não as tornará chatas para aqueles que dividem este espaço com você por apreciarem seu trabalho ou você.
2. Cuide da sua imagem na web como você cuida na vida real, não as trate com falta de compromisso, não invente informações.
3. Deixe sempre um fácil acesso ao seu trabalho, informações claras e diretas, tornam a assimilação mais fácil e poupa aquilo que nos dias de hoje falta: TEMPO.
4. Procure não publicar qualquer trabalho, filtre os melhores e mais bem feitos.
5. Dê atenção ao público que movimenta suas mídias, reservando um tempo para responder certas dúvidas e ouvir as críticas/sugestões, pois eles são os responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso.


Esperamos que tenham curtido, deixem comentários e juntem-se a nós no facebook http://facebook.com/baixonatural e no Youtube http://www.youtube.com/user/BaixoNatural