quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ebinho Cardoso e seu disco Cerrado













Por Ariel Nogueira Andrade


Não é de hoje que as técnicas no contrabaixo elétrico vem sofrendo grandes adaptações, inovações ou até mesmo sendo criadas técnicas alternativas. Um dos mais renomados em todo o território nacional, no que diz respeito às técnicas alterntivas, tendo até mesmo lançado uma video-aula recentemente com o titulo "técnicas alternativas para baixo elétrico", é o cuiabano Ebinho Cardoso.

Ebinho é um dos baixistas mais cultuados no momento em todo o cenário instrumental brasileiro, justamente por tocar seu baixo de 6 cordas de um jeito diferenciado, onde em muitos momentos apresenta técnicas de duplo ou triplo domínio, ou seja faz melodia,harmonia e ritmo(percussivo).

O mesmo, que neste ano já foi capa da renomada revista cover baixo, e viajou por varios lugares mundo a fora, ao questionado o por que de sua recente video-aula receber tal nome, esclarece: "Isso tem a ver com o meu jeito de tocar. Quando estou tocando meu trabalho, assumo uma outra postura de mão direita e parto em busca de uma execução que me propicie sonoridades diferentes. Técnicas Alternativas para Baixo Elétrico propõe novos rumos, mostrando formas de se extrair variadas sonoridades, explorando mecanismos raramente usados por baixistas, como a missão de unir funções diferentes como linha do baixo, harmonia e melodia, por isso o nome. É minha busca por outras funções, sonoridades e concepções para o uso do contrabaixo.

E neste ano Ebinho lançou seu novo disco, o já muito elogiado pela critica especializada "CERRADO". O CD “Cerrado” foi gravado com o apoio da FUNARTE (Projeto Pixinguinha), onde o músico Ebinho Cardoso, depois de anos colocando no papel o passo a passo do funcionamento e o caminho de como tocar harmonia no baixo, supera as barreiras de dificuldade de execução do instrumento nesta função.  O disco tem ainda a formação inusitada de Ebinho Cardoso (baixo elétrico), André Vasconcellos (baixo acústico), Sandro Souza (bateria), David Feldman (piano). O resultado é uma viagem de sofisticação e bom gosto que supera todas as expectativas do fãs.

E neste post trouxe para vocês o disco na íntegra para download e espero que você aperte os cintos e curta essa viagem pelo mais recente trabalho de Ebinho.


1. Maitri - Ebinho Cardoso

2. Vendaval - Wilson Bebel, Milena Tibúrcio e Lucas Tibúrcio

3. Paraíso abissal - Paulo Monarco

4. Minha Rê - Ebinho Cardoso

5. As Horas - Wilson Bebel

6. Coisas do amor - Juninho di Sousa e Wilson Bebel

7. Teia de renda - Milton Nascimento e Túlio Mourão

8. Do Coração - Ebinho Cardoso