terça-feira, 31 de agosto de 2010

baixonatural: Conceitos para Improvisação

baixonatural: Conceitos para Improvisação: "Por Ariel Andrade Neste Post de hoje, trago para vcs um método que realmente me ajudou bastante na hora do improviso nas diver..."

Conceitos para Improvisação













Por Ariel Andrade


Neste Post de hoje, trago para vcs um método que realmente me ajudou bastante na hora do improviso nas diversas gigs que eu já fiz; Este método da coleção toque de mestre é de autoria de DU MOREIRA. Este eu é formado em música pela faculdade Santa Marcelina em São Paulo, pelo Musician Institute em Los Angeles e pelo Bass Collective em Nova York. Eu não vou definir, deixo a definição para o próprio autor: "Este método foi criado para ajudar os baixistas em suas aventuras no mundo dos solos. Durante muito tempo, procurei respostas às questões básicas de improvisação apenas em escalas e modos. Mas para nós baixistas, a pergunta certa não é apenas quais notas devem ser tocadas. Antes devemos investigar como tocar tais notas em um contexto melódico. Aqui o leitor encontrará alguns frutos desta minha busca, a qual, humildemente, sei que está longe do fim. Aos novos passageiros, desejo boa sorte, paciência e perseverança. O caminho é longo...mais a paisagem é inspiradora". Fiquem a vontade e baixem...espero que os ajude!!




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bass Hero 1: Hadrien Feraud













Por Ariel Andrade

Não poderia começar esta coluna sobre bass heroes melhor, afinal Hadrien Feraud é uma das maiores revelações do contrabaixo nos últimos anos. Feraud nasceu em Paris no dia 16 de agosto de 1984, filho de pais músicos foi desde cedo introduzido ao mais diversos estilos, tais como o jazz, rock, soul. Começou tocando guitarra que não o agradou, em seguida foi a vez da bateria que lhe chamou um pouco mais atenção. Porém teve como ele mesmo descreve uma "revelação" ao ouvir pela primeira vez Jaco Pastorius e sua banda Weather Report, que veio a se tornar a sua "biblia".

Com o passar dos anos começou a ouvir outros baixistas que também se tornaram grande referência e contruiram seu universo musical, tais como: Richard Bona, Gary Willis, Victor Bailey e Dominique Di Piazza(de quem se tornou grande amigo). Hadrien não parou mais, tocou com diversos artistas do jazz e da música instrumental, participou de grandes discos como o de john Mclaughlin. Foi Finalista do renomado Euro Bass Day e Vencedor também do Haut Les Basses(2003 e 2004 respectivamente). Em 2006 finalmente concluiu seu Primeiro disco solo que teve otima aceitação de público e critica especializada.

Galera este é Hadrien Feraud:








Se você desejar baixar o primeiro disco desse bass hero:

http://www.4shared.com/file/77526478/d76d9ec4/Hadrien_Feraud_-_HF.html?s=1

Site oficial de Hadrien Feraud:

http://www.hadrien-feraud.com/eng/index.php

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Baixo no rock!!!

 












  Por Ariel Andrade

    Muitos são aqueles que encaram o rock como o túmulo para o contrabaixo, estilo este que não permite, na maioria das vezes, uma maior diversidade na criação das linhas de baixo mantendo o intrumento numa zona desconfortavel para aqueles que buscam uma evolução constante no mesmo. Porém, com o passar do tempo diversos foram os baixistas que comprovaram que esta tese esta furada, basta dedicação, sentimento, estudo e bom senso nos arranjos. Paul McCartney, John Paul Jones, John Entwistle foram os grandes expoentes do estilo deixando seguidores fiéis até os dias de hoje; Porém como se criar esta base para um desenvolvimento melhor no Rock?? anos de estudo? prática diária exaustiva? experiência na noite?- claro, tudo isso só tem a acrescentar na nossa bagagem musical, porém trago aqui neste post um método com um trabalho intensivo de 4 semanas para desenvolver melhor o seu baixo no estilo, chamado ROCK BASS é um ótimo livro para você fazer o download e estudar com afinco!







domingo, 15 de agosto de 2010

O primeiro passo!!

Por Ariel Andrade

    Olá baixistas e adimiradores das frequências graves em geral, meu nome é Ariel Andrade sou um apaixonado por este instrumento tão maravilhoso que é o contrabaixo. Sou de Belém do Pará, terra das mangueiras porém onde hoje existem muito mais baixistas do que as mesmas e por isso sendo considerada uma das cidades brasileiras com o maior numero de baixista do país. Enfim, eu sou mais um deles, músico e pesquisador do instrumento, não por obrigação e sim por pura paixão, é dificil descrever o amor e a ligação que tenho com o contrabaixo porém apartir de hoje pretendo, através deste ajudar a nutrir ainda mais essa paixão de todos vocês, postando videos interessantes, metodos para estudo, discos para download e muitas das situações que envolvem esse maravilhoso intrumento e o nosso dia-a-dia. Espero que este aqui seja mais uma ferramenta que os auxilie na busca por este objetivo eterno que é melhorar a cada dia neste instrumento e na propria vida, encarando musica e vida como uma coisa só.

Está inaugurado o blog Baixo Natural...de baixista para baixista!!!